top of page

Dúvidas?

  • O que é ortodontia?
    Ortodontia é a área da odontologia responsável pela correção da posição dos dentes e dos ossos maxilares.
  • O que é oclusão?
    É o contato dos dentes superiores com os inferiores ao fechar a boca. Em condições normais os dentes superiores devem encobrir ligeiramente os inferiores, ou seja, o arco dentário superior deve ser um pouco maior que o inferior. Qualquer alteração nesse mecanismo pode trazer danos nas estruturas adjacentes como dentes, gengivas, osso, músculos, ligamentos e articulações.
  • O que é maloclusão?
    Como o nome diz, é o posicionamento incorreto dos dentes e/ou do relacionamento entre o arco dentário superior e inferior, ou seja, é qualquer desvio de posição do dente em relação ao normal.
  • Quais os principais tipos de más oclusões?
    Dentes apinhados (tortos), dentes espaçados, mordida aberta, mordia cruzada e sobremordida são os principais tipos de más oclusões dentárias. Além disso, temos também o relacionamento incorreto entre os ossos maxilares (maxila e mandíbula)
  • Quando devo levar meu filho ao ortodontista?
    Apesar de não existir idade mínima para realizar a primeira consulta, a época mais oportuna para se procurar um ortodontista é no começo da troca dos dentes de leite pelos dentes permanentes, ou seja, no início da dentição mista, por volta dos 6 anos de idade.
  • Só pode colocar aparelho quem tem os dentes permanentes?
    Não. Há vários problemas que podem e devem ser prevenidos ou corrigidos na dentadura decídua, na principal 1 e na dentadura mista.
  • Tem limite de idade para se colocar aparelho?
    Não, desde que o paciente esteja com os tecidos de suporte, osso e gengiva saudáveis.
  • O que preciso fazer para colocar o aparelho?
    Após uma avaliação inicial, é necessário que se faça algumas radiografias, fotos e modelos, para que possamos realizar um estudo detalhado do seu caso e apresentar- lhe um plano de tratamento adequado às suas expectativas e necessidades.
  • Quais os principais tipos de aparelho?
    Os aparelhos podem ser divididos em dois grupos: o fixo e o removível. Os aparelhos fixos são compostos basicamente por bráquetes, fios e elásticos, permitindo uma maior movimentação dos dentes sem depender da colaboração do paciente. Há três tipos de bráquetes: os de metal, os estéticos e os autoligáveis. Já os aparelhos removíveis podem ser retirados pelo paciente ou pelo ortodontista, e dependem da colaboração do paciente.
  • O que são os aparelhos autoligados?
    São os mais modernos tipos de aparelhos fixo. Estes aparelhos não utilizam elásticos para fixar o fio ao bráquete. A principal vantagem é a diminuição do atrito durante a movimentação dos dentes o que, em alguns casos, pode diminuir o tempo de tratamento. Além disso, o atendimento é mais espaçado, sendo feito normalmente de dois em dois meses. Como desvantagem, este aparelho não utiliza os elásticos coloridos, o que pode aborrecer um pouco as crianças e adolescentes.
  • O que são aparelhos estéticos?
    Basicamente são bráquetes de uma coloração muito próxima a cor dos seus dentes. Estes podem ser de porcelana ou cerâmica. A principal vantagem é a estética, pois eles são muito discretos e ideais para aqueles pacientes que se sentem incomodados com os de metal. Como desvantagem, podemos citar um maior risco de quebra, e em alguns casos, um tempo maior de tratamento.
  • Depois de corrigidos, os dentes ficam alinhados para sempre?"
    Não. Os dentes, como todo nosso corpo humano, sofrem modificações à medida que envelhecemos. Para que os dentes fiquem alinhados o paciente precisará utilizar contenções ortodônticas indefinidamente.

Ainda ficou com alguma dúvida?

Entre em contato conosco, que nossa equipe terá o prazer em ajudar.

Obrigado! Mensagem enviada.

bottom of page